Olá! Que bom ter você aqui! Hoje é e agora são

Formacao

terça-feira, 22 de março de 2011

ATENÇÃO: O REAL É O ESPIRITUAL

A realidade espiritual que nos cerca é real; seja a realidade que nos inspira para o bem, seja para a realidade que nos inspira para o mal.
O importante é que não podemos deixar que estas realidades passem despercebidas em nossas vidas, seja por falta de conhecimento ou até mesmo por esquecimento devido ao nosso dia a dia tão corrido.
E queria aqui chamar atenção para uma das realidades espirituais que nos cerca e que é de fundamental importância: A tentação!
Não quero aqui tratar da tentação vista somente de maneira teológica, ou querer fundamenta – la ou algo deste tipo; mas quero expor uma realidade da tentação na pratica, que muitos homens experimentados em Deus aprenderam e que devemos ter a mesma postura.
Muitas pessoas perguntam como distinguir se estamos de fato sendo atingidos por uma tentação que tem a origem no diabo, ou se a tentação que estamos sofrendo provem de nós mesmos, da nossa concupiscência
É uma pergunta um pouco difícil de ser respondida, pois muitos fatores precisariam ser analisados para podermos chegar a uma conclusão mais acertada. Mas um bom critério para fazermos este discernimento é analisarmos como surgiu esta tentação, como ela nasceu dentro de nós. E para isso não é preciso muito tempo de discernimento não, até mesmo porque onde quero chegar com você em relação a este conceito de tentação, diz exatamente de tempo, e por isso não se pode perder muito tempo até mesmo no discernimento sobre a tentação.
Analise como foi que esta tentação surgiu: Foi de alguma situação que você viveu? Foi de algo que você viu? De algo que você ouviu?
Que área da sua vida esta tentação esta querendo atingir: É a sua Afetividade? É a sua Sexualidade? É o seu emocional, seu psíquico?
Qual a via que a tentação esta se utilizando: Pensamentos? Emoções? Fantasias? Lembranças? Imaginação?
Tudo isso nos ajuda a discernir quem esta por detrás da tentação que estamos sofrendo.
Um ponto que é fundamental para este discernimento é a intensidade e a constância na qual esta tentação esta atuando. Se você percebeu que de repente e sem nenhum motivo surgiu algum tipo de tentação sobre você, e a mesma veio de maneira muito violenta, com uma intensidade muito grande, não receio em dizer que é quase certa que esta tentação provenha do Maligno, do diabo, de forma a te atingir diretamente e sem querer dar tempo para que você reaja contra ela.
Uma outra forma de discernimento é a constância que esta tentação permanece atuando sobre você. Se você percebe que uma tentação permanece por muito tempo atuando sobre você, também não receio em dizer que a mesma provenha diretamente do diabo.
É difícil de fato ter a convicção de onde a tentação provenha. Não existe uma regra para o diabo agir, ele é sorrateiro, inteligente e muito astuto quando o assunto é fazer cair os filhos de Deus.
Não é regra geral, mas geralmente uma tentação que provenha na nossa natureza humana, da nossa concupiscência, ela é estimulada por algo que nos chame a atenção ou que nos seja prazeroso, ela precisa receber um estimulo para ser despertada e ai vai tomando espaço dentro de nós, até que se alimentada por muito tempo concebe o pecado!
Já a tentação que vem diretamente do Maligno pode até mesmo surgir do mesmo modo, de algo que nos estimulou, e logo recordamos de algo que vivemos, e se não a rejeitarmos conceberemos o pecado. Mas neste caso então, é preciso que nos foquemos nos dois critérios que citei acima: Intensidade e Constância!

Nenhum comentário: